A crise de resultados do FC Porto conheceu, ao final da tarde desta quinta-feira, mais um episódio, desta feita, com o empate a duas bolas concedido no Lotto Park, em Bruxelas, perante o Anderlecht, que se seguiu a três derrotas consecutivas, sofridas diante de Benfica, Lazio e Moreirense.
Um resultado que deixa o emblema azul e branco ainda mais longe dos lugares de apuramento direto para os oitavos de final da Liga Europa, e que deixa o treinador, Vítor Bruno, numa posição ainda mais delicada, face à contestação que este tem vindo a ser alvo, por parte dos próprios adeptos.
‘Santo’ VAR
O início de jogo podia ter sido um ‘pesadelo’ para o FC Porto, que viu Kasper Dolberg picar a bola sobre Diogo Costa e para o fundo das redes… aos 14 segundos. No entanto, o VAR (que se revelaria numa das ‘personagens principais’ da tarde) entrou em ação e invalidou o lance, visto que o internacional dinamarquês estava em posição irregular.
Os dinamarqueses capitalizaram sobre este lance e pegaram nas rédeas do jogo, sobretudo, através de investidas pela ala esquerda, à ‘boleia’ da criatividade de Samuel Edozie. No entanto, os dragões recusaram ‘atirar a toalha ao chão’, e, aos poucos, foram conseguindo libertar-se das ‘amarras’.
A crescer no jogo, a equipa portuguesa viu o VAR dizer ‘presente’, uma vez mais, aos 21 minutos, desta feita, por pontapé de Tristan Degreef sobre Francisco Moura, na grande área. Morten Krogh reviu as imagens e apontou de imediato para a marca de penálti, de onde Wenderson Galeno ‘disparou’ para o golo inaugural.
Até ao intervalo, a partida esteve sempre na mão da formação azul e branca, que até dispôs de uma boa oportunidade para dilatar a vantagem, aos 40 minutos, quando Pepê, em posição privilegiada, rematou forte, para diretamente para as mãos do guarda-redes adversário, Colin Coosemans.
‘Impróprio para cardíacos’
A segunda parte começou precisamente como a primeira, isto é, com o Anderlecht a ‘cheirar’ o golo. Desta feita, Mario Stroeeykens ganhou a linha de fundo e cruzou a bola para o ‘coração’ da grande área, onde apareceu Mats Rits a cabecear em cheio no poste da baliza à guarda de Diogo Costa.
Instantes depois, Tristan Degreef não foi tão perdulário. Após uma perda de bola infantil de Pepê, Mais Rits assistiu o companheiro de equipa, que repôs a igualdade. Até final, o FC Porto ainda procurou colocar-se, uma vez mais, na frente do marcador, e a verdade é que chegou mesmo a conseguir fazê-lo.
Aos 83 minutos, Fábio Vieira, acabado de entrar para o lugar de Stephen Eustáquio, fez o gosto ao pé. No entanto, a festa azul e branca durou apenas… três minutos, o tempo necessário para os homens da casa chegarem à área contrária e marcarem, por intermédio de Francis Amuzu, para selar o resultado final.
Feitas as contas, com este resultado, o FC Porto passa a somar cinco pontos conquistados em 15 possíveis, pelo que ocupa, provisoriamente, a 19.ª posição da fase de liga da renovada Liga Europa. O Anderlecht, por seu lado, alcança os 11 pontos, o que significa que é, para já, quarto classificado.
Momento do jogo: Que reação por parte do Anderlecht. O golo de Fábio Vieira, aos 83 minutos, foi um verdadeiro ‘murro no estômago’, mas os belgas reergueram-se, e, aos 86, ‘salvaram’, um ponto, fruto de um ‘tiro’ de Francis Amuzu.
Onzes
Anderlecht: Colin Coosemans; Thomas Foket, Jan-Carlo Simic, Zanka Jorgensen, Moussa N'Diaye; Mats Rits, Mario Stroeeykens, Tristan Degreef; Samuel Edozie, Leander Dendoncker e Kasper Dolberg.
FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Nehuén Pérez, Otávio Ataíde, Francisco Moura; Nico González, Alan Varela, Stephen Eustáquio; Wenderson Galeno, Pepê e Samu Aghehowa.
Antevisão
É um FC Porto 'desesperado' por vitórias aquele que, ao final da tarde desta quinta-feira, irá medir forças com o Anderlecht, após três derrotas consecutivas (perante Lazio, Benfica e Moreirense), que deixaram Vítor Bruno em posição de elevada precariedade.
Os dragões chegam ao embate da quinta jornada na 22.ª posição da fase de liga da Liga Europa, com apenas quatro pontos conquistados em 12 possíveis, pelo que não se pode dar ao luxo de cometer qualquer tipo de novo 'deslize'.
Do outro lado da 'barricada', estará um emblema belga que se encontra bem mais tranquilo, visto que já não sabe o que é perder há mais de um mês, e mora na vice-liderança da tabela classificativa, com dez pontos, menos dois do que a Lazio.
O Anderlecht-FC Porto terá lugar no Lotto Park, em Bruxelas, contará com a arbitragem do juiz dinamarquês Morten Krogh, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 17h45 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Anderlecht-FC Porto: Dragões em alerta vermelho visitam Bélgica