OE. Que medidas vão 'mexer' com a carteira dos portugueses em 2025?

O Orçamento do Estado para o próximo ano já teve 'luz verde' e vai trazer mudanças na carteira dos portugueses - dos mais novos aos mais velhos, passando não só pela alimentação como pelo IRS.

Notícia

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
30/11/2024 19:29 ‧ há 4 dias por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia

Orçamento do Estado

O Orçamento do Estado para 2025 foi aprovado na sexta-feira, e a 'luz verde' foi dada com os votos a favor do Partido Social Democrata e CDS-PP, com a abstenção do Partido Socialista e votos contra da restante oposição - Chega, Iniciativa Liberal, Bloco de Esquerda, Partido Comunista Português, Livre e PAN.

 

Mas entre controvérsias, cartazes e o fim de 'cortes' em salários de parlamentares, há várias medidas que garantiram a sua 'presença' já daqui a um mês, quando as medidas previstas no Orçamento entram em vigor - entre as quais o aumento de salários ou o subsídio de alimentação.

A DECO PROTeste elaborou algumas das medidas que se destacaram na discussão, e que pode consultar abaixo:

Aumento do salário mínimo nacional

Para o próximo ano o salário mínimo nacional vai subir para 870 euros. A medida foi mesmo formalizada na quinta-feira, com o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, a dizer que havia uma trajetória acordada com parceiros na qual estava previsto que o salário mínimo ultrapassasse os mil euros em 2028.

Governo aumenta salário mínimo nacional para 870 euros em 2025

Governo aumenta salário mínimo nacional para 870 euros em 2025

Governo aprovou hoje o aumento do salário mínimo nacional para 870 euros, mais 50 euros do que o valor atual, a partir de 2025.

Notícias ao Minuto com Lusa | 15:17 - 28/11/2024

A criação de um 15.º mês livre de impostos (mas há condições)

"Em 2025, as empresas vão também poder passar a poder pagar aos seus trabalhadores um prémio salarial sob a forma de um 15.º mês, livre de impostos. Mas há algumas condições para a concessão deste rendimento extra", lê-se no site da DECO Proteste. A associação para a defesa do consumidor compôs ainda um outro artigo, no qual clarifica as condições, por forma a explicar quais os trabalhadores que terão direito a este 'salário extra'.

IRS Jovem durante dez anos

Em 2025 entra em vigor um novo modelo de IRS Jovem que vigorará durante 10 anos e vai abranger todos os jovens até aos 35 anos, independentemente de estarem ou não a estudar, desde que não sejam considerados dependentes dos pais.

No primeiro ano de IRS, 100% do rendimento dos jovens não sofrerá qualquer tributação. Do 2.º ao 4.º 75% não sofrerá qualquer tributação, do 5.º ao 7.º a isenção será de 50% e do 8.º ao 10.º ano a isenção será de 25% - isto a quem não tiver rendimentos anuais acima de 28.009,30 euros.

OE2025. Aprovado novo modelo do IRS Jovem

OE2025. Aprovado novo modelo do IRS Jovem

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças aprovaram hoje o alargamento do IRS Jovem contemplado na proposta do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), medida cujo custo está estimado em 525 milhões de euros.

Lusa | 19:54 - 22/11/2024

Prémios de produtividade não pagam IRS

Na 'onda' do IRS, a DECO PROTeste aponta ainda que em 2025 prémios de produtividade pagos pelas empresas aos trabalhadores vão também ter uma isenção parcial de IRS, até ao limite de 6% da retribuição-base anual do trabalhador, e de taxa social única (TSU). Esta isenção é, no entanto, "limitada às empresas que aumentem os salários em, pelo menos, 4,7% no ano anterior".

Recibos verdes e a retenção na fonte

No próximo ano entra também em vigor uma descida da taxa máxima de retenção na fonte para trabalhadores independentes - de 25% para 23%. 

"Esta taxa irá aplicar-se apenas a profissionais previstos na tabela de atividades do Código do IRS, como arquitetos, médicos, advogados, professores ou atores, entre outros. Os pagamentos por conta também vão descer de 76,5% do montante calculado para 65 por cento", escrevem os especialistas

Subsídio de alimentação

O limite de isenção deste subsídio pago em cartão ou vales vai subir 60 cêntimos, passando a ser de 10,20 euros em 2025.

Valor isento do subsídio de refeição em cartão aumenta. Mas quanto?

Valor isento do subsídio de refeição em cartão aumenta. Mas quanto?

A proposta do OE2025 determinou que o limite legal a partir da qual se define a isenção do subsídio de refeição pago em cartão aumentará de 60% para 70% face ao valor pago em dinheiro.

Notícias ao Minuto com Lusa | 08:42 - 15/10/2024

Pensões e idosos

"No próximo ano, além do aumento que decorre da fórmula de atualização das pensões, os pensionistas vão ter um aumento permanente de 1,25% nas suas prestações. No total, em 2025, as pensões aumentam, em média, 3,85 por cento", escreve a DECO PROTeste. Já em relação ao Complemento Solidário para Idosos, haverá um aumento na ordem dos  30 euros - para 630,67 euros.

Aprovado aumento extra das pensões em função da execução orçamental

Aprovado aumento extra das pensões em função da execução orçamental

Os pensionistas poderão receber em 2025 um suplemento extraordinário em função da execução orçamental, segundo uma proposta hoje aprovada no parlamento.

Lusa | 17:03 - 28/11/2024

E para os mais novos?

Já para os mais jovens, também há medidas novas, nomeadamente, o IVA da comida para bebés e crianças "também vai descer da taxa normal de 23% para 6%, já em 2025. A descida abrange produtos como purés de fruta para bebés, refeições e sopas para bebés e crianças".

Leia Também: Das pensões ao IVA das touradas: As principais alterações do OE2025

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas