'Viktor Airlines' não passa por Manchester. As notas do Sporting-Estrela

Entre a partida de Rúben Amorim para o United e a receção ao City, o internacional sueco manteve o sangue 'gelado' e marcou um póquer.

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
02/11/2024 07:59 ‧ 02/11/2024 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Análise

Dez jogos, dez vitórias. O Sporting mantém-se inabalável na liderança isolada da I Liga, desta feita, graças a um triunfo sobre o Estrela da Amadora, por categóricos 5-1, no qual a exibição foi, no fundo, um reflexo da semana 'diabólica' por que passou.

 

Os leões estiveram irreconhecíveis, com erros atrás de erros, perante um conjunto tricolor que se mostrou sobejamente ousado, porventura, em busca de aproveitar a inevitável instabilidade que a já confirmada saída de Rúben Amorim para o Manchester United acabaria por causar no plantel.

O jogo esteve partido, de início ao fim, e só não deu para o 'torto' graças a um Viktor Gyokeres que parece imune a toda e qualquer situação extra-futebol, e que assinou um autêntico recital, com, não um, não dois, não três... mas quatro golos.

O primeiro teve lugar aos 19 minutos, na sequência de uma infelicidade de Ferro, e o segundo aos 31, após um erro de Nilton Varela. Rodrigo Pinho ainda respondeu, aos 35 minutos... mas o internacional sueco voltou a fazer das suas, aos 42, na conversão de uma grande penalidade.

Já no segundo tempo, Rodrigo Pinho voltou a marcar, mas, desta feita, não valeu, visto que dominou a bola com a mão, pressionado por Zeno Debast. Aos 70 minutos, Viktor Gyokeres alcançou o póquer, e, aos 85, Maxi Araújo selou o resultado final.

Feitas as contas, o Sporting passa a somar 30 pontos, mais seis do que o segundo classificado, o FC Porto, que ainda vai receber o Estoril. O Estrela da Amadora, por seu lado, mantém-se no 16.º e antepenúltimo lugar da tabela, com seis pontos.

Figura

Uma distinção que não pode ir para outro jogador que não Viktor Gyokeres. No momento em que o Sporting mais precisava de um 'abre-latas', o internacional sueco levou tudo à frente e marcou três golos no espaço de... 23 minutos. Feitas as contas, já lá vão 20, nas 16 partidas em que participou, esta temporada.

Surpresa

Aposta a titular, na sequência da grave lesão contraída por Nuno Santos, Maxi Araújo mostrou-se à altura da dimensão da tarefa, particularmente, no plano defensivo, uma das suas principais pechas, que o próprio fez questão de corrigir, somando diversas intervenções decisivas, antes de marcar o golo que sentenciou a goleada.

Desilusão

Travar Viktor Gyokeres nunca é tarefa fácil, particularmente, numa noite tão 'endiabrada' como esta. Perante tamanha exibição, é sempre ingrato apontar o dedo a uma 'vítima' em particular, mas a verdade é que Ferro voltou a ficar mal na 'fotografia', particularmente, no golo inaugural, aos 20 minutos.

Treinadores

Rúben Amorim: O Sporting foi apanhado de surpresa pela maneira 'atrevida' como o Estrela da Amadora foi a jogo, e chegou mesmo a 'tremer', por mais do que uma vez. No entanto, quem tem Viktor Gyokeres, tem tudo, e o hattrick abriu caminho para um triunfo que não merece discussão.

José Faria: "Não vai haver autocarro... nem avião". O treinador do Estrela da Amadora tinha deixado bem claro que ia a Alvalade para jogar olhos nos olhos com o Sporting, e cumpriu com a palavra. Os tricolores apresentaram uma postura ousada, com todos os riscos que isso acarreta. O resultado não foi o melhor, mas o futebol saiu dignificado.

Árbitro

Exibição com caráter de Bruno Vieira, que, aos 35 anos de idade, ajuizou, pela primeira vez na carreira, um jogo de um 'grande'. O alentejano não teve receio de enfrentar a contestação dos adeptos da casa, nos momentos mais difíceis, nem problemas em reconhecer quando errou e teve de ser corrigido pelo VAR, terminando com nota positiva.

Leia Também: Assim foi recebido Rúben Amorim em Alvalade após o final da 'novela'

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mbappé reage após falhar novo penálti: "Assumo total responsabilidade"

Real Madrid

Mbappé reage após falhar novo penálti: "Assumo total responsabilidade"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lesão de Miguel Oliveira ficará debelada antes dos testes na Malásia

MotoGP

Lesão de Miguel Oliveira ficará debelada antes dos testes na Malásia

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas