Benfica-FC Porto: Luz abre portas ao 181.º Clássico de águias e dragões

Jogo tem início às 20h45, no Estádio da Luz.

Notícia

© Getty Images

Filipe Carmo
10/11/2024 07:07 ‧ há 4 semanas por Filipe Carmo

Desporto

Antevisão

Este é um jogo que nenhum amante de futebol vai querer perder. O Benfica recebe, este domingo, o FC Porto, no Estádio da Luz, no primeiro Clássico da época 2024/25, a contar para a 11.ª jornada da I Liga.

 

Esta será a 181.ª vez que águias e dragões se defrontam, com o histórico a sorrir aos visitantes, que por 72 vezes levaram a melhor. Já o Benfica ganhou 59 desses encontros, enquanto que 49 deles terminaram empatados.

Curioso é que, apesar de ter menos triunfos neste duelo histórico, o Benfica leva, por outro lado, mais golos marcados. Os encarnados já celebraram por 273 vezes, mais seis do que os azuis e brancos.

Este domingo, e apesar de ambas as equipas sonharem com o título no final da época, os objetivos são, para já, um pouco diferentes. O Benfica tenciona encurtar as distâncias para o segundo e primeiro lugares, mas o FC Porto procura, ao mesmo tempo, reduzir a desvantagem de três pontos para o Sporting que, momentos antes, tem uma difícil deslocação a Braga.

Aconteça o que acontecer, certo é que o espetáculo estará garantido e que as emoções estarão à 'flor da pele', como de resto já é habitual.

A bola começa a rolar às 20h45, no Estádio da Luz, e a arbitragem ficará a cargo de João Pinheiro, da AF Braga.

Treinadores em discurso direto

Bruno Lage

Clássico decisivo na luta pelo título? "Ter em consideração que ainda nos falta um jogo para realizar. À 11.ª jornada nenhum jogo é decisivo. É importante e temos de levar isso a jogo, perante os nossos jogos. Temos de fazer um grande jogo. O mais importante é ganhar amanhã e levar os três pontos". 

Distância face ao Sporting acrescenta pressão? "Penso que não. Temos de olhar para o nosso jogo. Já aconteceu no passado o Sporting jogar sempre primeiro que nós e nós estamos completamente focados no jogo. Há várias variáveis em jogo, mas aquilo que nós controlamos é que fazemos amanhã. Como vamos jogar amanhã é o mais importante para nós". 

Samu motiva atenção especial? "Preocupa-me sempre o espaço e tempo que tenho para ter a bola e jogar de forma ofensiva. Olho sempre para o jogo de forma ofensiva. Primeiro defino a estratégia ofensiva e depois perceber como defender determinado adversário. O FC Porto tem um ponta de lança muito forte na área, dinâmicas muito boas nas alas. Podemos esperar o Pepê na direita, entre linhas. O Galeno mais aberto... Não é apenas olhar para um jogador. É olhar para a dinâmica da equipa. (...) O que nos preocupa é aquilo que temos de fazer com bola".

Vítor Bruno

Que Clássico espera? "Num jogo com o grau de dificuldade que todos os jogos na Luz encerram, não só para nós, como para o próprio adversário... São jogos em que temos pouco tempo para preparar. Já falámos dessa questão, mas não nos vamos escudar nisso. Nesses jogos o vínculo emocional acaba por ultrapassar pequenos constrangimentos. Há sempre a questão do detalhe, do talento... Temos de estar organizados e ser intensos. Temos de ser uma equipa à FC Porto e procurar fazer o que temos de fazer, acrescentando mais uma vitória e continuando o nosso caminho".

Revolta no balneário após a derrota em Roma: "A revolta é canalizada logo para o dia seguinte. Não tem a ver com ser um jogo com um adversário direto, tem a ver com o que é nosso. Para nós, perder é uma agonia grande, empatar também. Atacámos isso nos dias seguintes ao jogo, os jogadores foram muito sérios, e isso deixa-me profundamente tranquilo".

Margem de erro: "A margem de erro para um clube como o FC Porto é sempre zero, é sempre ganhar ou ganhar. Esta época tem dados diferentes da passada, mas não podemos ignorar que estamos à décima jornada. Um campeonato não tem 11 jornadas, tem 24. O passado diz-nos que não foi no confronto entre 'grandes' que o campeonato se decidiu, pelo contrário. É um jogo aliciante para toda a gente, que o FC Porto quer muito jogar, ainda para mais, vindo de uma derrota. Queremos muito passar por cima disto no sentido de dar nova vida aos jogadores, fazê-los sentir bem. Agora, olhar para o produto final sem o jogar é o primeiro erro que podemos cometer. Queremos chegar lá, jogar e competir. O que alcançarmos será resultado do que fizermos em jogo. Temos de jogar para ganhar, depois, o ganhar terá de ser consequência do que fizermos em campo.

Últimos resultados

Benfica: D-V-V-V-D

FC Porto: V-V-V-V-D

Últimos onzes

Benfica: Anatoliy Trubin, Issa Kaboré, António Silva, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Álvaro Carreras, Renato Sanches, Fredrik Aursnes, Orkun Kokçu, Zeki Amdouni, Kerem Akturkoglu.

FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Tiago Djaló, Nehuén Pérez, Francisco Moura, Stephen Eustáquio, Alan Varela, Fábio Vieira, Danny Namaso, Wenderson Galeno, Samu Omorodion.

Ausências

Benfica: Tiago Gouveia (lesão).

FC Porto: Wendell e Marko Grujic (lesão), Iván Marcano (em dúvida).

Leia Também: "Clássico? Amanhã temos de reagir à Benfica perante os nossos adeptos"

Leia Também: Vítor Bruno dá "margem zero" ao FC Porto na Luz: "É ganhar ou ganhar"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mbappé reage após falhar novo penálti: "Assumo total responsabilidade"

Real Madrid

Mbappé reage após falhar novo penálti: "Assumo total responsabilidade"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lesão de Miguel Oliveira ficará debelada antes dos testes na Malásia

MotoGP

Lesão de Miguel Oliveira ficará debelada antes dos testes na Malásia

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas