Gabriel 'rouba' máscara a Gyokeres e João Pereira é 'humilhado' na Europa

Leões somaram a primeira derrota da temporada na Liga dos Campeões.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
26/11/2024 21:49 ‧ há 2 semanas por Rodrigo Querido

Desporto

Liga dos Campeões

Choque monumental em Alvalade. João Pereira caiu com estrondo no seu primeiro teste europeu, depois do Sporting ter sofrido uma humilhante derrota, esta terça-feira, na receção ao Arsenal (5-1), em jogo da quinta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões.

 

Martinelli (7'), Havertz (22'), Gabriel Magalhães (45+1') anotaram os golos dos gunners na primeira parte. Gonçalo Inácio ainda fez sonhar com o empate (47'), mas Saka (65' g.p.) e Trossard (82') acabaram por dar uma cor negra a este encontro que ficou marcado por um Sporting irreconhecível em Alvalade.

Filme do jogo:

Para aquele que era o primeiro teste europeu de João Pereira, o treinador leonino fez seis alterações no onze em relação à equipa que tinha 'vergado' o Amarante para a Taça de Portugal. Kovacevic, Matheus Reis, Ricardo Esgaio, Daniel Bragança, Iván Fresneda e Conrad Harder deram lugar a Franco Israel, Ousmane Diomande, Geovany Quenda, Hidemasa Morita, Maxi Araújo e Viktor Gyokeres. Já Mikel Arteta trocou apenas quatro jogadores no Arsenal (Jorginho, Merino, Trossard e Gabriel Jesus por Thomas Partey, Rice, Havertz e Martinelli).

E as mudanças não surtiram o efeito desejado. A primeira parte foi um autêntico pesadelo para o Sporting, que quase não existiu no plano ofensivo, numa etapa complementar de sentido único para o lado dos gunners. Ainda nem dez minutos estavam decorridos e o Arsenal já estava a vencer em Alvalade. Timber surgiu solto pela direita após passe de Rice e cruzou rasteiro para a emenda de Martinelli (7'). Na hora de festejar, o brasileiro foi provocar os adeptos leonino.

O Sporting pareceu reagir bem ao golo sofrido e começou a conseguir instalar-se no meio-campo ofensivo. Ainda assim, foram mesmo os londrinos a ampliar a vantagem em Alvalade. Em nova jogada bem desenvolvida pela direita, Partey lançou Saka que, na cara de Israel, fez a bola passar por baixo do corpo do guarda-redes dos leões. Com a baliza escancarada, Havertz só precisou de encostar.

A partida estava totalmente controlada por parte do Arsenal. Já o Sporting socorria-se de passes longos desde a defesa para que a bola chegasse na frente. Quenda tentou quebrar essa tendência e causou perigo na melhor jogada dos campeões nacionais na primeira metade. Maxi Araújo desequilibrou pelo meio, deixando a bola em Quenda. Este encarou Rice e rematou forte com o pé direito para boa defesa de Raya.

Ainda assim, o Arsenal 'matou' este pequeno ascendente do Sporting com o terceiro golo à beira do intervalo. Declan Rice cobrou o canto e Gabriel Magalhães saltou mais alto do que toda a gente para anotar o 3-0. Mas o melhor estava ainda por vir. Na hora de festejar o desvio certeiro, o internacional brasileiro decidiu imitar... Gyokeres!

Provocação monumental em Alvalade. Gabriel marca e festeja... à Gyokeres

Provocação monumental em Alvalade. Gabriel marca e festeja... à Gyokeres

Defesa brasileiro marcou o terceiro dos gunners diante do Sporting.

Notícias ao Minuto | 20:55 - 26/11/2024

Esperança no reinício… até à mão-cheia de golos

Finda a primeira parte de pesadelo para o Sporting, o conjunto de Alvalade acalentava a esperança de chegar a um golo que relançasse o jogo. E foi precisamente o que aconteceu no início da segunda parte. Depois de Morita ter brilhado com um remate que obrigou Raya a uma defesa apertada, o guarda-redes espanhol não teve a mesma sorte no lance seguinte. Após um canto batido por Trincão, Gonçalo Inácio surgiu a rematar à ponta de lança no primeiro poste e fez 'explodir' as bancadas de Alvalade. Pouco depois, Gyokeres dispôs de um livre frontal e acabou por atirar muito por cima.

O Sporting procurou instalar-se no meio-campo contrário em busca do um novo golo que lhe colocasse a equipa perto de conquistar um ponto em Alvalade. Por seu turno, o Arsenal tentava colocar gelo no jogo e travar as iniciativas leoninas. E acabou por ser uma abordagem imprudente do marfinense Diomande que deitou por terra as esperanças leoninas. O central fez falta sobre Odegaard dentro da grande área e Saka marcou a respetiva grande penalidade.

Logo na jogada seguinte ao golo sofrido, Gyokeres recebeu na área contrária e rematou forte na direção da baliza. A bola desviou no corpo de Gabriel Magalhães antes de sobrar para Raya, mas o esférico quase entrava na baliza. Minutos depois, e após uma alteração por parte de João Pereira, o mesmo guardião espanhol voou para negar o que parecia ser um golo certo de Hjulmand. Trincão também tentou a sorte aos 77 minutos. A bola sofreu um desvio nas costas de Gabriel Magalhães e quase que traiu David Raya.

A pressão do Sporting estava cada vez mais alta no relvado... mas foi o Arsenal que voltou a cilindrar os leões e a anotar o quinto golo no encontro. Mikel Merino lançou uma autêntica 'bomba' de fora da área. Franco Israel defendeu com os punhos para a frente. Atento, Trossard marcou, na recarga, de cabeça em cima do minuto 82.

Apesar da mão-cheia de golos, o Sporting continuou a lutar e tentou alcançar o segundo. Aos 87 minutos, Gyokeres levou tudo à frente e rematou forte ao poste. Já à beira do fim da partida, Hjulmand obrigou David Raya a aplicar-se para afastar a bola junto à trave.

O Sporting soma, assim, a sua primeira derrota da temporada na Liga dos Campeões, mas mantém-se em zona de apuramento direto para os oitavos de final. Os leões são oitavos classificados com 10 pontos. Já os gunners igualam a formação orientada por João Pereira na tabela classificativa e estão um lugar acima dos verde e brancos.

Momento do jogo: Depois do golo de Gonçalo Inácio, ainda se acendeu uma esperança junto das hostes  leoninas. Porém, Diomande deitou tudo a perder e Saka colocou um ponto final na discussão do resultado.

Equipas iniciais

Sporting: Franco Israel, St. Juste, Diomande, Gonçalo Inácio, Geovany Quenda, Morten Hjulmand, Morita, Maxi Araújo, Trincão, Gyokeres e Marcus Edwards.

Suplentes: Kovacevic, Diego Callai, Matheus Reis, Harder, Geny, Fresneda, Daniel Bragança, Ricardo Esgaio, Alexandre Brito, João Simões, Miguel Monteiro e Mauro Couto.

Arsenal: David Rayá, Timber, Saliba, Gabriel, Calafiori, Declan Rice, Partey, Odegaard, Martinelli, Saka e Havertz.

Suplentes: Neto, Setford, Tierney, Gabriel Jesus, Kiwior, Zinchenko, Trossard, Jorginho, Mikel Merino, Sterling, Lewis-Skelly e Nwaneri.

Antevisão

É um Sporting altamente motivado aquele que o Arsenal irá encontrar no Estádio José de Alvalade esta terça-feira, na quinta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões. Os leões, com 10 pontos, vão iniciar a partida na segunda posição da tabela, só atrás do Liverpool, e precisam de olhar muito para baixo para encontrarem o adversário: os gunners, com sete pontos, estão no 12.º lugar.

Também o momento de forma é mais sorridente para o clube lisboeta, dado que é preciso recuar até ao dia 1 de outubro para encontrar o último jogo que não foi ganho pelo Sporting. Desde então, verdes e brancos já entraram em campo por nove vezes, com 100% de aproveitamento, e um dos últimos confrontos foi, precisamente, diante do Manchester City, triunfo que continua bem presente na memória dos adeptos. O Arsenal, por outro lado, tem sofrido com falta de consistência esta época e se voltarmos a ter como referência o dia 1 de outubro, os gunners disputaram 10 jogos e destes só saíram por cima cinco vezes.

Por fim, nem ao histórico de confrontos os adeptos do emblema inglês se podem 'agarrar'. Nas quatro ocasiões em que os dois clubes se defrontaram, duas delas terminaram com empates e houve mais um triunfo para cada lado. No último, em março do ano passado, o Sporting levou a melhor nas grandes penalidades, avançando para os 'quartos' da Liga Europa, onde depois 'caíram aos pés' da Juventus.

De um lado do campo irão estar os comandados de Mikel Arteta, treinador espanhol que está na sua sexta época no Emirates Stadium, enquanto que do outro está um Sporting renovado recentemente por João Pereira que tem, naturalmente, muitas das ideias de Ruben Amorim, recém-contratado pelo United, rival do Arsenal na Premier League.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20h desta terça-feira, no Estádio José de Alvalade, contará com arbitragem do polaco Szymon Marciniak, e poderá acompanhá-lo, em direto, através da página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sporting passa fatura ao Arsenal e mira 'oitavos' da UEFA Youth League

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mbappé reage após falhar novo penálti: "Assumo total responsabilidade"

Real Madrid

Mbappé reage após falhar novo penálti: "Assumo total responsabilidade"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lesão de Miguel Oliveira ficará debelada antes dos testes na Malásia

MotoGP

Lesão de Miguel Oliveira ficará debelada antes dos testes na Malásia

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas