O Benfica continua ‘com a corda toda’, e, ao final da tarde deste domingo, conquistou aquele que foi o quarto triunfo ao cabo dos quatro últimos jogos, desta feita, na deslocação ao terreno do Arouca, por 0-2, em duelo enquadrado na 12.ª jornada do principal escalão do futebol nacional.
Uma partida que esteve longe de ser fácil para os encarnados, face à postura ousada dotada pelos homens de Vasco Seabra, mas que estes acabaram por vencer, reduzindo, desta maneira, para cinco pontos a distância para o líder, o Sporting, numa altura em que mantêm um jogo em atraso, com o Nacional.
Um jogo ‘traiçoeiro’
O Estádio Municipal de Arouca foi palco de um bom jogo de futebol, bem disputado, particularmente, no primeiro tempo, onde as oportunidades se foram sucedendo. Aos 7 minutos, Nico Mantl aplicou-se para impedir a bola de chegar à cabeça de Vangelis Pavlidis, e, aos 9, Alfonso Trezze falhou por pouco o desvio para o fundo da baliza.
O uruguaio foi, de resto, uma constante ‘dor de cabeça’ para a defesa encarnada, e, aos 10 minutos, ficou à beira de desfazer o nulo, mas a tentativa de ‘chapéu’ esbarrou nas mãos de Anatoliy Trubin. Do outro lado, quem não foi tão simpático foi… José Fontán, que, na tentativa de intercetar um cruzamento de Kerem Akturkoglu, colocou a bola na própria baliza.
Estava, assim, desfeita a resistência da formação aveirense, que, ainda assim, recusou dar-se por vencida. De tal maneira que, aos 20 minutos, Jason Remeseiro viu mesmo um remate ‘do meio da rua’ embater no poste. O jogo era de parada e resposta, e, até ao intervalo, ainda houve tempo, para Nico Mantl ‘voar’ para negar o golo a Ángel di María.
Penálti para serenar
No segundo tempo, a pressão aveirense intensificou-se, e, aos 62 minutos, Anatoliy Trubin teve mesmo de se aplicar, para desviar mais um remate de longe de Jason Remeseiro. Aos 68, Álvaro Carreras desferiu um autêntico ‘míssil’, que esbarrou nas mãos de um particularmente inspirado Nico Mantl.
O jogo parecia poder ‘tombar’ para qualquer lado, até que, aos 70 minutos, surgiu o lance que acabou por ‘matá-lo’. Nico Mantl defendeu um remate de Vangelis Pavlidis, e, na tentativa de impedir a recarga, derrubou Leandro Barreira, tendo Ángel di María aproveitado para selar o resultado final.
Feitas as contas, com este triunfo, o Benfica passa a somar 28 pontos e ascende à segunda posição da I Liga, a cinco pontos do líder, o Sporting, que tem, no entanto, mais um jogo disputado. O Arouca, por seu lado, permanece com oito pontos, pelo que partilha o 18.º e último lugar com o Farense.
Momento do jogo: Numa partida bem mais disputada do que se poderia esperar, o resultado manteve-se em aberto até aos 70 minutos, quando Ángel di María converteu uma grande penalidade provocada por Nico Mantl, sobre Leandro Barreiro.
Onzes
Arouca: Nico Mantl; Tiago Esgaio, José Fontán, Chico Lamba, Amadou Danté; Morlaye Silla, David Simão, Mamadou Loum; Jason Remeseiro, Ivo Rodrigues e Alfonso Trezza.
Benfica: Anatoliy Trubin; Alexander Bah, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Álvaro Carreras; Florentino Luís, Fredrik Aursnes, Orkun Kokçu; Ángel Di María, Kerem Akturkoglu e Vangelis Pavlidis.
Antevisão
É um Benfica com a moral em alta aquele que, ao final da tarde deste domingo, irá visitar o Arouca, na sequência de um ciclo de três triunfos consecutivos, o último dos quais, de forma dramática, a meio da semana, perante o Monaco, em pleno Stade Louis-II, por 2-3.
Os homens de Bruno Lage vão a jogo sabendo de antemão que, em caso de nova vitória, ficarão a apenas cinco pontos do líder, o Sporting (que, na véspera, saiu derrotado da receção ao Santa Clara, por 0-1), numa altura em que têm ainda um jogo em atraso.
Do outro lado, as contas são radicalmente diferentes. Os aveirenses partilham o último lugar da tabela com o Farense, com apenas oito pontos conquistados ao cabo de 12 jornadas, pelo que estão obrigados a 'dar ao pedal' para não verem a manutenção ainda mais complicada.
O Arouca-Benfica terá lugar no Estádio Municipal de Arouca, contará com a arbitragem de Luís Godinho, juiz da Associação de Futebol de Évora, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 18h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Arouca-Benfica: Águias procuram aproveitar descalabro do rival leonino