Sete anos após a morte do fundador da banda Xutos & Pontapés, a Junta de Freguesia dos Olivais e a Câmara de Lisboa inauguraram, a 30 de novembro, o Jardim Estátua Zé Pedro, que imortaliza um “dos maiores ícones do Rock português”.
“Foi com muito orgulho e emoção que inaugurámos o Jardim Estátua Zé Pedro, em homenagem a este grande músico e gigante ser humano”, disse a freguesia, em comunicado.
A nota recordou que o guitarrista da banda Xutos & Pontapés “viveu toda a sua infância e adolescência nos Olivais e, com a sua guitarra e talento imensurável, criou clássicos que marcaram gerações, tornando-se assim num dos maiores ícones do Rock português”.
“O dia em que se assinalou o sétimo aniversário da sua partida foi então a data escolhida para a realização desta emocionante homenagem, em forma de celebração da sua vida e legado”, justificou o organismo.
A iniciativa, que conto com a presença de Rute Lima, presidente da Junta de Freguesia de Olivais, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Cristina Avides Moreira, companheira de Zé Pedro, Wanda Stuart, Ana Catarina Crista e Esmeralda Rocha, vogais de Executivo da Junta de Freguesia de Olivais, Kalú e Gui, dos Xutos & Pontapés, e Pedro Barbosa, escultor retratista, surgiu na sequência de uma petição pública, que reuniu cerca de duas mil assinaturas.
Veja as imagens.
Leia Também: Prime Video terá série inspirada em músicas dos Xutos & Pontapés