Quatro dias após o 'tombo' na Liga dos Campeões, o Sporting prepara-se agora para voltar a competir na I Liga, este sábado, com a receção ao Santa Clara a assinalar a estreia de João Pereira no campeonato português... e com um recorde à espreita.
Antes de rumar ao Manchester United, Ruben Amorim tratou de igualar o melhor arranque da história do Sporting, com 11 triunfos nas primeiras 11 jornadas, fruto da épica remontada frente ao Sporting de Braga (2-4), pelo que a 'passagem de testemunho' pode resultar numa página histórica escrita pelo novo treinador dos leões.
Do outro lado, estará aquela que é considerada a equipa sensação da presente temporada, não só pela quarta posição no campeonato (à frente de Sporting de Braga e Vitória SC), mas também pela qualidade de jogo 'espelhada' dentro das quatro linhas.
Recorde-se que, já depois da paragem do campeonato, tanto Sporting (goleada ao Amarante, 6-0), como Santa Clara (triunfo em Famalicão, 0-1) carimbaram o acesso aos 'oitavos' da Taça de Portugal, onde se vão defrontar, novamente em Alvalade, no próximo dia 18 de dezembro.
Os campeões nacionais chegam a esta partida após uma pesada goleada sofrida frente ao Arsenal (1-5), naquela que foi uma estreia amarga de João Pereira na Liga dos Campeões, porém, tendo por base a boa escola de Ruben Amorim, a notável capacidade de reação a 'derrapagens' europeias estará também à prova do novo técnico leonino.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental), com arbitragem de Cláudio Pereira, no Estádio José Alvalade, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
João Pereira:
Análise ao Santa Clara: "É a equipa-sensação da I Liga, muito organizada defensivamente e muito forte nas transições ofensivas. Foi isso que observámos, tentámos preparar os jogadores da melhor maneira possível para conseguirmos a vitória".
Reação à goleada sofrida na Liga dos Campeões: "Os jogadores reagiram bastante bem durante a semana. Sabem que temos de dar uma imagem diferente. A resposta do Hjulmand demonstrou a mentalidade do jogador do Sporting. É uma equipa com mentalidade vencedora. É o que o Sporting tem de ser, porque é um clube com muita exigência".
Dérbi com Benfica já em mente?: "Nenhum campeonato se decide em dezembro. Há tantos jogos antes do dérbi... Temos é de os ganhar, e, depois, ganhar o dérbi, mas, antes, pensar no Santa Clara. Esse é o jogo mais importante, não vale a pena estar a pensar mais adiante sem fazer o que temos de fazer no sábado".
Vasco Matos:
Difícil deslocação a Alvalade: "Sabemos o que está do outro lado, obviamente que sim. A melhor equipa, até ao momento, do campeonato. Mas isso não nos pode retirar a ambição nem a vontade de mudar o que quer que seja. Não vamos fazer nada disso. Vamos continuar fiéis ao nosso trabalho e à nossa identidade".
Bom momento sustentado pelo quarto lugar: "Nós também estamos a fazer um excelente campeonato. É com essa ambição que queremos prolongar este momento que estamos a viver, mas só o conseguimos fazer se trabalharmos bem e se formos rigorosos no nosso plano de jogo. Não nos focamos muito em classificações, sinceramente. Não o fazemos. Preocupamo-nos muito no dia a dia e no treino, com a nossa ideia e com aquilo que podemos melhorar".
Diferenças na troca de Ruben Amorim por João Pereira: "Não acho que haja grandes diferenças, sinceramente. Temos é de olhar para dentro. Temos de olhar para o que temos vindo a fazer. Isso é o que me interessa. Já sabemos aquilo que é o Sporting, toda a gente sabe. Não há dúvida nenhuma. O meu foco é olhar para a minha equipa".
Últimos resultados
Sporting: D-V-V-V-V
Santa Clara: V-V-D-D-V
Últimos onzes
Sporting: Franco Israel, Jeremiah St. Juste, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Geovany Quenda, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Maxi Araújo, Francisco Trincão, Marcus Edwards e Viktor Gyokeres.
Santa Clara: Neneca, Lucas Soares, Frederico Venâncio, Guilherme Ramos, Matheus Pereira, MT, Adriano Firmino, Ricardinho, Serginho, Bruno Almeida e Alisson Safira.
Ausências
Sporting: Pedro Gonçalves e Nuno Santos (lesionados).
Santa Clara: Sidney Lima (castigado); Ricardinho e Pedro Pacheco (lesionados).
Leia Também: Amorim ensinou... mas terá João Pereira aprendido? Sporting vai a exame