Diana Silva supersatisfeita por ajudar Portugal a apurar-se

A futebolista Diana Silva mostrou-se hoje supersatisfeita por ter ajudado Portugal a qualificar-se para o Euro2025 feminino, ao marcar os dois golos do triunfo sobre a República Checa (2-1), na segunda mão do segundo play-off de apuramento.

Notícia

© Getty Images

Lusa
04/12/2024 18:28 ‧ há 8 horas por Lusa

Desporto

Seleção feminina

"Estivemos empatadas, conseguimos dar a volta e marquei o golo que deu a vitória. Deixa-me supersatisfeita ter ajudado a equipa a estar no Europeu", afirmou, à chegada ao Aeroporto de Lisboa, onde apenas dois adeptos receberam a equipa das 'quinas'.

 

Um dia depois do triunfo frente às checas, a jogadora do Sporting, de 29 anos, falou num "sentimento de objetivo cumprido" e disse ter ficado "imensamente feliz" por ter contribuído, "porque foi uma época complicada".

"É sempre fantástico poder ajudar a equipa e contribuir com golos. Para mim, como sou avançada, é sempre ótimo", referiu.

Diana Silva contou ainda "uma história engraçada", recordando o último treino, no qual desperdiçou uma grande penalidade, mas não quis repetir, porque sabia que Portugal não iria necessitar de chegar ao desempate, após uma igualdade a um golo na primeira mão, no Estádio do Dragão.

Para Diana Silva, o futebol no feminino "está a crescer, continua a crescer e vai continuar a crescer" em Portugal e definiu como "superpositiva" a terceira qualificação consecutiva para um Europeu e o recorde de espetadores conseguido na primeira mão (40.189 espetadores), porque "traz mais pessoas, traz mais interesse, vai trazer também mais meninas a querer jogar, o que vai trazer mais qualidade".

"Fico muito feliz porque pertenço à história, porque fiz parte deste percurso e continuo a fazer. É um motivo de orgulho imenso e espero continuar", afirmou.

Sobre o Europeu, depois de Portugal não ter passado a fase de grupos nas duas anteriores presenças, Diana Silva diz que, "naturalmente, o objetivo é conseguir chegar mais além, conseguir coisas melhores".

Por seu lado, a capitã Dolores Silva falou numa "festa muito bonita" e num "momento muito especial", depois de "um jogo complicado", mas no qual "a equipa entrou muito focada e a cumprir" o que tinha trabalhado, e "com uma alma gigante".

"Uma das coisas que sempre refiro é não termos medo de nada e assumirmos aquilo que é o nosso jogo, porque, acima de tudo, o que mais temos de fazer é desfrutar destes momentos. Estar a representar a seleção nacional é um motivo de muito orgulho. Cada uma de nós sabe aquilo que é e que significa representar a seleção, por isso, é desfrutar e dar tudo por tudo", afirmou.

Sobre a fase final do Europeu, que se realiza na Suíça, entre 02 e 27 de julo de 2025, Dolores Silva afirmou que "a responsabilidade é sempre muito grande", mas "a pensar sempre jogo a jogo", depois de "desfrutar deste apuramento".

"Sabemos que em fevereiro temos a Liga das Nações, que serve também para preparar o Europeu. Temos um grupo bastante competitivo, o que também vamos encontrar na fase final, portanto é o cenário perfeito para continuarmos a trabalhar e, depois, quando chegar à altura do Europeu, pensarmos jogo a jogo", afirmou.

A experiente média disse-se "muito grata por poder vivenciar" o crescimento do futebol feminino, garantindo que "Portugal tem muito talento".

"Têm de continuar a acreditar em nós, a darem-nos a mão, porque Portugal tem um futuro brilhante. Tenho a certeza de que num futuro próximo vamos sorrir ainda mais com títulos", afiançou.

A seleção portuguesa feminina de futebol qualificou-se pela terceira vez consecutiva para a fase final do Europeu, ao vencer a República Checa por 2-1, em Teplice, na segunda mão do último play-off de apuramento.

Depois do empate a um no Dragão, Portugal, que repete 2017 e 2022, garantiu um lugar na edição 2025 ao bater as checas com um 'bis' de Diana Silva, assistida por Joana Marchão, aos 13 e 76 minutos, contra um penálti de Katerina Svitkova, aos 35.

A fase final da 14.ª edição do Europeu feminino realiza-se na Suíça, de 02 a 27 de julho de 2025, com sorteio marcado para 16 de dezembro, em Lausana.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mbappé reage após falhar novo penálti: "Assumo total responsabilidade"

Real Madrid

Mbappé reage após falhar novo penálti: "Assumo total responsabilidade"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lesão de Miguel Oliveira ficará debelada antes dos testes na Malásia

MotoGP

Lesão de Miguel Oliveira ficará debelada antes dos testes na Malásia

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas